Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rostos Santacombadenses

... dar voz aos filhos de Santa Comba Dão!

Rostos Santacombadenses

... dar voz aos filhos de Santa Comba Dão!

Maria Amada de Deus

ti maria caganeira.jpg

Nascida no ano de 1902, a popular Ti Maria "Caganeira" foi casada com Teófilo Pereira Ramos que a presenteou com um ror de filhos. Seis: Emília, Manuel, Natália, Assunção, Gabriel e Zeferino.
Ti Maria era mulher que não virava a cara à luta e não foi a viuvez precoce que a fez baixar os braços para enfrentar as agruras da vida. Assim, criou dignamente os filhos e ainda quatro netos, o conhecido Tino "Caganeira" e outros três, filhos de uma filha entretanto falecida. Verdadeira mulher de armas, aliava as trabalhosas vidas de casa e do campo com a de distribuição de pão ao domicílio. Não se pense, contudo, que esse trabalho de levar o pão cozido pela Padaria Abreu a casa de cada um era tarefa fácil. Ti Maria calcorreava quilómetros e quilómetros chegando a ir até à Póvoa dos Mosqueiros. No regresso, o seu pescoço não descansava, trazia sempre à cabeça um carrego de lenha, naqueles tempos o combustível único das pessoas mais desfavorecidas.
Ti Maria residiu no início da Rua do Outeirinho no local onde hoje está edificada casa pertença da família Carmo Ferreira e posteriormente na Rua Almirante Cândido dos Reis [Rua da Canoa].
Em 1983, perto de completar 81 anos, Ti Maria "Caganeira" encontrou a paz, certamente que cansada, mas aliviada por ter cumprido o seu dever.

... foto e dados fornecidos pela neta Neide Paula

Maria Amada de Deus no facebook