Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rostos Santacombadenses

... dar voz aos filhos de Santa Comba Dão!

Rostos Santacombadenses

... dar voz aos filhos de Santa Comba Dão!

Manuel da Conceição Rocha

manuel rocha.jpg

Natural de Viseu, Manuel da Conceição Rocha nasceu a 23 de Setembro de 1930. Com 5 anos de idade foi viver para o Lar de Santo António na cidade de Viseu onde esteve até completar os 21 anos.
Nessa altura, foi cumprir o serviço militar a Coimbra. Fez parte da Banda Militar, onde ascendeu a 1ºCabo. Quem fazia também parte da Banda, como 1ºSargento, era o Sr. Júlio Fernandes que também era regente da Filarmónica de Pinheiro de Ázere. Essa ligação fez com que o Sr. Rocha começasse a ser executante na filarmónica, vindo mais tarde a tornar-se Regente da mesma.
O gosto pela música fê-lo ingressar como executante na Banda Filarmónica de Santa Comba Dão.
Paralelamente à sua dedicação à música, trabalhou como balconista numa loja de ferragens da qual eram sócios João Gonçalves e Firmino Ramalho.
Um tempo mais tarde, foi proposto da Tesouraria da Fazenda Pública onde se manteve durante 8 anos.
Emigrou para o ex-Congo Belga onde viveu 7 anos. Regressou e foi trabalhar para a secretaria da Escola Secundária de Santa Comba Dão, onde também desempenhou funções de motorista.
Mais tarde, foi transferido para Mortágua, onde esteve até à reforma como chefe de Secretaria da Escola Secundária local.
A música sempre fez parte da vida deste grande Senhor. Foi ensaiador , durante 24 anos, da Tuna de Cantares de Currelos (Carregal do Sal). Ensinou miúdos e graúdos a lidar com os acordes e as notas musicais.
Manuel da Conceição Rocha, um homem de coração grande e de uma educação ímpar. Pai de Sílvio Rocha, Eugénia Rocha e Paula Rocha.
Irá sempre ser recordado com saudade, pois fez parte da vida de muitas pessoas que, ainda hoje, fazem dos seus ensinamentos, verdadeiras "obras de arte" musicais.

...informações e foto cedidas pela sua esposa Leonia Rocha

Manuel Rocha no facebook