Luciano Lopes Cardoso
Luciano Lopes Cardoso, era natural de Santa Eufêmea, freguesia de Rio de Moinhos, concelho de Satão, aonde nasceu a 15 de Junho de 1942.
Ingressou muito jovem na GNR, e depois de ter passado por algumas localidades, como Lisboa, Penalva do Castelo e outras, assenta arraiais em Santa Comba Dão, ano de 1970.
Foi casado com Alcina Cardoso e pai de três filhos, Eugénia, São e Pedro
Era um militar exemplar da GNR, cumpridor, que com o seu jeito afável e amigo fazia cumprir todas as ordens emanadas dos seus superiores, e logo, juntamente com toda a sua familia, se afeiçoou a esta linda terra Beirã.
Além do seu trabalho que executava também com primor, cabo Cardoso dedicava o seu tempo de lazer, ao amanho do seu quintal na Quelha da Ribeira e na Guimbra, bem como à pesca desportiva à cana e à convivência com os amigos, e se eram muitos !
De porte exemplar, amigo de toda a gente, católico impar este SENHOR, levava uma vida alegre e feliz.
Esteve directa ou indirectamente ligado a diversas actividades do concelho, como o escutismo, concursos de pesca, organização das festas dos Bombeiros, e logo a seguir à aposentação arranjou um "escape", a Universidade Senior, aonde era um dos mais dinâmicos alunos.
Adorava crianças, e o bate papo "fugaz" que contagiava com um riso inconfundível.
Quis o destino, que no final do dia 10 de Maio de 2010, aos 68 anos de idade, cabo Cardoso findasse a sua vida terrena, vitima de doença subita implacável, deixando uma familia destroçada e toda uma comunidade em choque, que durante alguns dias viveu um forte pesar, pela morte de um dos seus, mesmo não sendo natural desta cidade.
O tempo passa rápido, o 5º aniversário da sua morte está à "bica", é já no mês de Maio, mês das rosas que ele com carinho plantava, mês da Senhora de Fátima, de quem Cabo Cardoso, era fiel devoto.
Luciano Cardoso no facebook