Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rostos Santacombadenses

... dar voz aos filhos de Santa Comba Dão!

Rostos Santacombadenses

... dar voz aos filhos de Santa Comba Dão!

José Alberto Figueiredo de Melo Gouveia

zé melo gouveia.jpg

Apesar de nascido no vizinho concelho de Tondela, em 19/02/1935 [completaria hoje 80 anos], José Melo Gouveia possui fortes laços à ditosa Santa Comba Dão que o elegem [também] como merecedor de constar na nossa página. É neto de Caetano Figueiredo, fundador da Pharmácia Figueiredo, e filho de D. Maria Ludovina Figueiredo, uma das filhas do distinto farmacêutico, e de José Melo Gouveia na altura armazenista de produtos alimentares em Tondela. A cimentar a sua ligação e amor a terras santacombadenses [considerava-se como um nato da terra], José Gouveia veio a contrair matrimónio em 1961 com Maria Virgínia Dias Varela, filha de Francisco Conceição Varela, um santacombadense natural da Portela, Couto do Mosteiro, que saiu muito novo de terras beirãs e se estabeleceu posteriormente na capital. O casal Zé e Mimi Melo Gouveia, após passagem pela cidade do Porto onde José exercia a profissão de agente técnico de engenharia civil, assentou residência em Lisboa e teve duas filhas. 
Amiúde o casal Melo Gouveia vinha de passeio a terras santacombadenses, nomeadamente de visita à Tia Aida, proprietária da farmácia que herdou de seu pai Caetano e pernoitava no Couto do Mosteiro na casa fundada por Francisco Varela e que a família ainda hoje se honra de manter em mãos.
Homem alto, que lhe valeu o epíteto de "Zé Grande" entre os íntimos, Zé Gouveia tinha também no esmerado e farto bigode uma das suas marcas registadas. Estes traços, aliados ao seu porte distinto, faziam com que fosse facilmente identificado como "o sobrinho da Aidinha da Farmácia" quando se passeava pelas ruas de Santa Comba Dão.
Apaixonado por automóveis, foi também praticante de voleibol a alto nível, em divisões de topo do vólei nacional, tendo tido passagens por clubes de renome na modalidade como Estrela e Vigorosa, Leixões e Académica de São Mamede de Infesta, contudo não consta que alguma vez tivesse envergado a camisola verde-branca do seu amado Sporting.
José Melo Gouveia faleceu em Novembro de 2007.
... foto e dados fornecidos pela viúva, Mimi Varela Melo Gouveia.
José Melo Gouveia no facebook