Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rostos Santacombadenses

... dar voz aos filhos de Santa Comba Dão!

Rostos Santacombadenses

... dar voz aos filhos de Santa Comba Dão!

Joaquim Pereira Marques

joaquim da sãozita.jpgJoaquim Pereira Marques, era natural de Castelões, concelho de Tondela, e nasceu a 4 de Março de 1944.
Muito jovem, veio trabalhar para os aviários do "Queiró´" (Francisco Lemos Branquinho), que se localizavam na Avenida Santo Estêvão, junto à Adega Cooperativa de Santa Comba Dão.
Depois de cumprir o serviço militar em Angola, no inicio da década de 70, veio a casar com Maria da Conceição Alves C. de Oliveira, (Sãozita da Modesta).
Do casamento, nasceram a Paula e o Jorge.
Joaquim Marques, teve na sua curta vida profissional, a actividade de motorista de taxis, que eram propriedade de António do Carmo e mais tarde de José Pinto e Sebastião Santos do (Café Arcada).
Joaquim era um "brincalhão" por natureza , amigo de toda a gente e seu lado ninguém estava triste, era muito prestável.
Chegou a conduzir a ambulância dos bombeiros, na falha de motoristas habituais, dada a proximidade do quartel, ao seu local de trabalho.
Mas nem tudo correu bem, na vida deste nosso amigo !
Tinham decorrido praticamente quatro meses sobre o 25 de Abril, estávamos em pleno PREC, ano conturbado, aonde por todo o país aconteciam, espontaneamente as mais variadas manifestações.
A existência da estátua de Salazar em Santa Comba Dão, foi uma delas e naquela tarde de 20 de Agosto de 1974, um grupo de pessoas encontrava-se junto à praça de taxis desta cidade, comentando a limpeza feita ao referido monumento, que um dias antes tinha sido conspurcada, aliás era já habito, após a revolução dos cravos.
Joaquim Marques,encontrava-se no grupo, a aproximação de um transeunte, que se deslocava com um burro, levou a um pequeno e estúpido desentendimento, tendo como consequência o assassinato do Joaquim.
Ainda hoje, não se entende muito bem, o porquê deste trágico acontecimento, que deixou Santa Comba Dão em "choque" e uma jovem família na amargura e dor.
Joaquim Marques, outro "Rosto Santacombadense", que não o sendo no papel, era na sua plenitude. Deixou-nos com 30 anos de idade, um jovem!

Foto e dados biográficos de sua filha Paula/Texto E.Branquinho

Joaquim Pereira Marques no facebook