Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rostos Santacombadenses

... dar voz aos filhos de Santa Comba Dão!

Rostos Santacombadenses

... dar voz aos filhos de Santa Comba Dão!

Francisco da Conceição Varela

francisco varela.jpg

Filho de António da Conceição Varela e de Virgínia Gomes, Francisco da Conceição Varela era natural da Portela, Couto do Mosteiro, onde nasceu a 17 de Junho de 1891. Órfão de pai [falecido no Brasil] quando tinha apenas dois anos, Francisco Varela saiu cedo da casa materna e rumou para casa de um tio no Alentejo. Com a aventura a correr-lhe nas veias, rumou à capital aos 17 anos de idade e iniciou-se na indústria hoteleira como empregado de mesa. Passou pelos cafés Martinho da Arcada, Martinho do Rossio e Pastelaria Garrett. A paixão pela profissão levou-o a investir no sector e a constituir sociedade com mais quatro sócios. Em 1938, a sociedade adquiriu a afamada Pastelaria Benard sita na Rua Garrett ao Chiado. Posteriormente alargou a sua acção à Pastelaria Marques [ao Chiado], Pastelaria Inglesa [Praça do Município] e a um estabelecimento de tecidos, Casa Souza, também no Chiado. 
Em 1939, Francisco Varela contraiu casamento com Gracinda da Silva Dias natural do Tramagal, Ribatejo. O casamento gerou três filhos, Francisco Manuel [falecido com apenas com 1 ano de idade], Fernando Manuel e Maria Virgínia.
Fervoroso amante da terra que o viu nascer, Francisco Varela não deixou secar as raízes que o seguravam ao torrão e adquiriu casa de habitação no Couto do Mosteiro que ainda hoje está na posse dos herdeiros. Educou os filhos de modo que jamais perdessem essa ligação com a Beira e a família ia de malas e bagagens até ao Couto sempre que a ocasião se proporcionava, em tempo de férias e das festividades mais importantes do calendário. Os seus descendentes não perderam o hábito e ainda hoje cumprem os desejos do patriarca.
Francisco Varela faleceu aos 83 anos no dia 29 de Junho de 1974.

... informações prestadas pela filha Mimi Melo Gouveia

Francisco da Conceição Varela no facebook