Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rostos Santacombadenses

... dar voz aos filhos de Santa Comba Dão!

Rostos Santacombadenses

... dar voz aos filhos de Santa Comba Dão!

António Gabriel Pereira Ramos

bié.jpg

António Gabriel Pereira Ramos nasceu em Santa Comba Dão, a 17 de Setembro de 1934, filho de gente honesta e trabalhadora. Após concluir a 4ª classe segue as pisadas do pai, Teófilo Pereira Ramos, na arte de carpinteiro.
Passou pelas oficinas do primo Zé (Perrudo), na confeção de rodados e carroças, também pela carpintaria de móveis no Vimieiro, propriedade de Anibal (Urnas) e como não podia deixar de ser (bom artista tinha que por lá passar) pela firma Regadas e Irmão Ldª.
Viria a casar com Maria Isabel Sacras, casamento do qual tiveram três filhos, Gabriel, Albertina (hoje Angéle) e Cristina.
Em 1964 ruma a França, numa viagem clandestina, juntamente com seu irmão Manuel Pereira Ramos, aonde se mantem alguns anos.
Regressa a Portugal mais tarde, e por conta própria recomeça a actividade de carpinteiro, mas agora mais requintado na profissão.
Tudo fazia. todo o trabalho de carpintaria, rodados em madeira,principalmente para candeeiros, trabalhos em torno, candeeiros e até escultura em madeira lhe conhecemos.
A ele se deve, todo o dificil trabalho de substituição do teto igreja da Misericordia de Santa Comba Dão.
Gostava do, "nosso", rio o rio Dão, aonde passava dias e dias, ora com a familia, ora também na pesca desportiva à cana, da qual era mestre.
Era um homem reinadio e bom, o amigo Bié, deixou-nos cedo com 63 anos de idade, precisamente no dia 20 de Setembro de 1997.

Gabriel Ramos no facebook

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.