Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rostos Santacombadenses

... dar voz aos filhos de Santa Comba Dão!

Rostos Santacombadenses

... dar voz aos filhos de Santa Comba Dão!

António e Joaquina

antónio e joaquina.jpg

Ambos naturais da ditosa Santa Comba Dão. António Neves era filho de Francisco Neves e de Teresa de Jesus e tinha como irmãos Manuel [Manuel Neves, pai de José Neves, alfaiate], Belmira, João, Afonso e Maria José [meia-irmã, fruto do segundo casamento da mãe com António Sousa]. Desconhece-se a data de nascimento, mas sabe-se que faleceu ainda novo em 26/09/1923. 
Joaquina Morais Branquinho era filha de Fernando Morais Branquinho e de Maria José Manica. Nasceu em 28/02/1878 e faleceu em 7/10/1959. Tinha como irmãos, Abel [casado com Laurinda Leitão], José [José Fernandes casado com Libânia], João [casado com Glória], Ana [casada com José, pais de D. Zeca Malhada], Carlota [casada com Onofre, pais de D. Gininha Onofre] e Clotilde.
Do casamento de António e Joaquina nasceram sete filhos: Abel, Fernando, Madalena, Maria, Tereza, Manoel e José. Os três primeiros e o último filho nasceram em terras de Santa Comba sendo que Abel e Madalena faleceram prematuramente ainda crianças. Os outros filhos nasceram por terras de Vera Cruz, visto que antes da Implantação da República, talvez 1908, o casal, mais o filho Fernando, rumou a terras brasileiras. Instalaram-se em Belém e foi nesta cidade do Estado do Pará que Joaquina deu mais três filhos a António: Maria, Tereza e Manoel. Em 1920 toda a família retornou a Portugal e um ano depois nasceu o caçula José.
Com a morte prematura de António Neves, e dadas as grandes dificuldades económicas da família, o filho Fernando retornou ao Brasil chamado pelo tio Afonso Neves [irmão do pai]. Instalou-se em Belém, casou com Maria Gertrudes e geraram onze filhos. Fernando faleceu em 1970. Sabe-se também que a filha Maria casou com Amadeu Mota [sapateiro] e que após alguns anos de residência em Santa Comba o casal rumou à cidade do Porto e sabe-se ainda que a filha Tereza casou com Joaquim Chaves, fiscal de pesos e medidas, também barbeiro [com barbearia onde é a Foto Ribeiro] e ainda proprietário de mercearia na Rua Mouzinho de Albuquerque em Santa Comba Dão. Manoel seguiu os passos do irmão Fernando, rumou ao Brasil e já instalado em Belém casou com Hilda Tavares Ferreira. Do casamento nasceram duas filhas, Joaquina de Fátima e Maria Augusta. Faleceu em 2000. Também José emigrou para o Brasil e instalou-se em Belém. Posteriormente veio casar a Santa Comba com Cidalisa Botto Machado e o casal rumou ao Brasil. Tiveram três filhos. José faleceu em 1980.

... fotos e história genealógica cedida por Joaquina de Fátima, brasileira nascida em Belém do Pará, filha de Manoel e neta de António e Joaquina

António e Joaquina no facebook

Comentar:

CorretorEmoji

Notificações de respostas serão enviadas por e-mail.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.