Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rostos Santacombadenses

... dar voz aos filhos de Santa Comba Dão!

Rostos Santacombadenses

... dar voz aos filhos de Santa Comba Dão!

Maria da Conceição Nunes

TI QUITAS.jpg

 ... a distribuir sorrisos há 97 anos, completados precisamente hoje, dia 10 de Abril.

Popularmente conhecida como Ti Quitas, Maria da Conceição Nunes nasceu em 10 de Abril de 1918 na Vila Dianteira, lugar da freguesia de São João de Areias [Santa Comba Dão], filha de Pedro Nunes [cantoneiro] e Maria da Graça. Em 1946 casou com Carlos Brito da Fonseca [Ti Carlos] também nascido em Vila Dianteira [em 1905], filho de José Brito [ferreiro] e Maria da Trindade. Ti Quitas deu à luz cinco filhos: Esmeraldo, Graça, Fátima, José e António.
Doméstica, repartiu a sua vida pelos seus deveres de esposa e mãe com o auxílio ao marido nos afazeres agrícolas. Enviuvou no ano de 1998.
Ti Quitas reside em casa própria na Vila Dianteira e teima em viver sozinha. Independente e feliz. De uma lucidez e tenacidade invejáveis, continua a fazer a lide da casa e ocupa parte do seu tempo na criação de frangos e galinhas que adquire ainda pintainhos para seu próprio sustento e dispensa ajuda para os preparar e levar ao forno, ela própria os abate e depena.
Em dia de festa fica o desejo de que a jovialidade e a simpatia de D. Quitas nos acompanhem por muitos mais anos. Parabéns.

... informações prestadas pela própria

Maria da Conceição Nunes no facebook