Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rostos Santacombadenses

... dar voz aos filhos de Santa Comba Dão!

Rostos Santacombadenses

... dar voz aos filhos de Santa Comba Dão!

Manuel Alves e Esposa

manuel alves e esposa.jpg

Era natural do Outeiro, então freguesia do Couto do Mosteiro, concelho de Santa Comba Dão, nascido a 20/10/1913, casou com Maria Emilia Mendes, nascida em Vila de Barba a 27/01/1921, assentando "arraiais" no Outeiro.
Manuel Alves, era também conhecido por " Nel dos Estanque", "Manuel do Outeiro" e até "Manel sem cabeça" (por nunca ter usado chapéu, hábito enraizado pelos homens da época), foi um senhor dos sete ofícios.
Trabalhou numa pequena tabacaria, que existiu nesta cidade (!!??), chamada Estanque, dai o alcunha, "Manel do Estanque", foi proprietário de uma oficina de marcenaria, entalhador, teve também como actividade a venda de electrodomésticos.
Foi um dos pioneiros, na venda de aparelhos de TV , neste concelho.
Fazia-se transportar, numa "motoreta" marca pachancho, que era um pequeno luxo para aquele tempo.
Como homem, trabalhador e honesto que era, facilitava a compra de electrodomésticos, aos amigos e pessoas de posses reduzidas, permitindo o seu pagamento em pequenas prestações.
Já como marceneiro/entalhador, fez diversos trabalhos em capelas e igrejas das redondezas, nomeadamente na igreja do Couto do Mosteiro.
Faleceu em 4 de Abril de 1981, aos 68 anos de idade.
Sua esposa, no ano de 2005, veio residir para casa da filha , Manuela Soares, nossa amiga na Catraia, onde veio a falecer em 20 de Maio de de 2014.
Casal muito conhecido, foram também dois Rostos Santacombadenses, que deixaram saudade.

Foto e dados biográficos: Manuela Alves

Manuel Alves e Esposa no facebook