Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rostos Santacombadenses

... dar voz aos filhos de Santa Comba Dão!

Rostos Santacombadenses

... dar voz aos filhos de Santa Comba Dão!

Luciano Lopes Cardoso

 

cabo cardoso.jpg

Luciano Lopes Cardoso, era natural de Santa Eufêmea, freguesia de Rio de Moinhos, concelho de Satão, aonde nasceu a 15 de Junho de 1942.
Ingressou muito jovem na GNR, e depois de ter passado por algumas localidades, como Lisboa, Penalva do Castelo e outras, assenta arraiais em Santa Comba Dão, ano de 1970.
Foi casado com Alcina Cardoso e pai de três filhos, Eugénia, São e Pedro
Era um militar exemplar da GNR, cumpridor, que com o seu jeito afável e amigo fazia cumprir todas as ordens emanadas dos seus superiores, e logo, juntamente com toda a sua familia, se afeiçoou a esta linda terra Beirã.
Além do seu trabalho que executava também com primor, cabo Cardoso dedicava o seu tempo de lazer, ao amanho do seu quintal na Quelha da Ribeira e na Guimbra, bem como à pesca desportiva à cana e à convivência com os amigos, e se eram muitos !
De porte exemplar, amigo de toda a gente, católico impar este SENHOR, levava uma vida alegre e feliz.
Esteve directa ou indirectamente ligado a diversas actividades do concelho, como o escutismo, concursos de pesca, organização das festas dos Bombeiros, e logo a seguir à aposentação arranjou um "escape", a Universidade Senior, aonde era um dos mais dinâmicos alunos.
Adorava crianças, e o bate papo "fugaz" que contagiava com um riso inconfundível.
Quis o destino, que no final do dia 10 de Maio de 2010, aos 68 anos de idade, cabo Cardoso findasse a sua vida terrena, vitima de doença subita implacável, deixando uma familia destroçada e toda uma comunidade em choque, que durante alguns dias viveu um forte pesar, pela morte de um dos seus, mesmo não sendo natural desta cidade.
O tempo passa rápido, o 5º aniversário da sua morte está à "bica", é já no mês de Maio, mês das rosas que ele com carinho plantava, mês da Senhora de Fátima, de quem Cabo Cardoso, era fiel devoto.

Luciano Cardoso no facebook