Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rostos Santacombadenses

... dar voz aos filhos de Santa Comba Dão!

Rostos Santacombadenses

... dar voz aos filhos de Santa Comba Dão!

José Gomes Calisto

zé russo.jpg

Nasceu na Rua da Ribeira, da então vila de Santa Comba Dão, a 20 de Maio de 1933, de seu nome José Gomes Calisto, muito conhecido no meio, como Zé Russo, é filho de José G. Calisto e de Maria da Anunciação Pereira Gomes (Maria da Lúcia), nome "herdado" de sua mãe.
Sapateiro de profissão, inicialmente, foi colaborador da Sapataria Confiança, propriedade de Leonel da Cruz Gouveia, durante muitos anos.
Talvez por razões económicas, muda de rumo, e a Cerâmica do Vale da Gândara Ldª é o novo "poiso", e diariamente Zé´Russo, ora á boleia ora de autocarro, faz o percurso Santa Comba Dão/Mortagua e vice verse durante muito tempo.
Mais tarde, adquiriu uma motorizada para a sua deslocação à vila vizinha, aonde tinha como árdua tarefa a manufactura de telha e tijolo, serviço que fez mais de três décadas.
Durante alguns anos, foi também sacristão da igreja matriz de Santa Comba Dão e durante quase meio século , foi portador da Cruz de Cristo, na visita anual da Páscoa, trabalho que fez com gosto e devoção, abandonando apenas, quando as pernas não o permitiram.
Zé Russo não ficou por aqui, como admirador da fanfarra, entra a meados dos anos setenta, para maqueiro /clarim dos Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão, lugar que desempenha com mestria, principalmente como clarim, atá há bem poucos anos.
Também foi executante da Filarmónica Santacombadense durante alguns anos, e na qual , primorosamente tocou trombone, entre outros instrumentos, fazendo par com José Rodrigues da Costa, (Zé do Canto).
Hoje com os seus 82 anos, vésperas de 83, Zé Russo, com as mazelas da idade, vai calcorreando as ruas da cidade, com a certeza, e isso confirmamos nós, que é um Santacombadense, mais do que digno, e que tem lugar de honra nesta página.

Foto:Vasco Neves/Texto E.Branquinho

José Calisto no facebook