Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rostos Santacombadenses

... dar voz aos filhos de Santa Comba Dão!

Rostos Santacombadenses

... dar voz aos filhos de Santa Comba Dão!

Henrique Manuel Gonçalves Branquinho

henrique branquinho.jpg

Henrique Manuel Gonçalves Branquinho nasceu a 13 de Julho de 1948 no ex-Congo Belga filho de Alfredo Alves Branquinho e Maria Júlia de Figueiredo Gonçalves, santacombadenses então emigrados naquele país africano, mas toda a sua criação é feita em Santa Comba Dão. Casou em 1978 com Licínia Fernanda Lima Branquinho [Cininha Branquinho] e o casamento gerou Joana Paula L. Gonçalves Branquinho. Faleceu em 25 de Agosto de 1980.Após concluir os estudos liceais [frequentou o Colégio Tomás Ribeiro em Tondela] Henrique Branquinho foi chamado para cumprir o serviço militar tendo sido mobilizado para Angola. Embarcou como aspirante a oficial e regressou com a patente de tenente. Jovem "bom de bola", Riquito Branquinho, como era carinhosamente chamado, foi futebolista do Desportivo Santacombadense actuando no meio-campo como "distribuidor", mas problemas de saúde obrigaram-no a abandonar prematuramente a prática da modalidade. Contudo, não deixou de continuar a vestir a camisola preta e posteriormente veio a assumir cargos na direcção do GDS. Foi durante a sua presidência que o Futebol Feminino em Santa Comba Dão se tornou uma realidade. O Desportivo Santacombadense homenageou-o na década de 90 do século passado e está perpetuado com foto na "sala dos notáveis".
Profissionalmente, Henrique Branquinho administrava conjuntamente com o pai, Alfredo Branquinho, o posto de abastecimento de combustíveis Sonap, depois Galp, situado ao cimo da Avenida junto ao Morro de Santo Estêvão.
O seu falecimento prematuro, aos 32 anos, abalou fortemente a comunidade do pequeno burgo. A partida inesperada do compincha, do homem alegre, bom e humano [Riquito jamais deixou de "desenrascar" os passantes anónimos que ficavam sem combustível após as horas de expediente e o procuravam por uns litros de gasolina de modo a poderem chegar aos seus destinos], deixou um enorme vazio entre familiares e amigos que só o tempo, a custo, foi preenchendo graças às boas recordações que nos deixou.

... dados fornecidos pela filha Joana Branquinho

Henrique Branquinho no facebook

1 comentário

Comentar post