Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rostos Santacombadenses

... dar voz aos filhos de Santa Comba Dão!

Rostos Santacombadenses

... dar voz aos filhos de Santa Comba Dão!

Futebol de Salão

futebol de salão.jpg

Longe vão os tempos, em que o Grupo Desportivo Santacombadense, organizava, quase anualmente o seu torneio de futebol de salão.
Anos 70/80, e era ver entre Maio/Junho e Julho, no então "ring" da Casa do Povo, o decorrer de três jogos, entre as 20 e as 24 horas, principalmente às sextas, sábados e domingos.
As equipas eram oriundas, não só da sede do concelho, como de outras freguesias, mas mesmo assim eram notórias as rivalidades, chegando a haver, até em alguns jogos, pequenas agressões físicas, felizmente nada de monta.
Equipas, normalmente patrocinadas por colectividades e empresas, que como esta da foto que era "apadrinhada" pelo pronto a vestir Fató, com sede nesta cidade e que era propriedade do amigo Silvério Prata Ferreira, Santacombadense falecido há pouco tempo, e que terá logo que oportuno também, lugar, na página Rostos Santacombadenses.
A da presente foto, era constituida pelos "mister´s" internacionais, Jaime Gonçalves e Chico Graça, guarda redes, o insubstituivel Lemos (Zé Pequeno) e os restantes jogadores de "alto gabarito", como Fernando Marques (Galho), Nelson Figueira, Cunha, Jó Mané (Seringa 4) Armando (Seringa 3), e claro, o "patrão da equipa Silvério (Bizão).
O ano remonta a setenta e picos, o resultado e até a classificação da equipa é o que menos conta, interessa sim realçar, era o convivio de gerações, a "petiscada e uns finórios " no final dos jogos, ora no café Tonel, Central do Dão e Tabique e o movimento aos fins de semana, que os referidos torneios, davam à então vila de Santa Comba Dão, como se pode vêr pela assistência na foto.

Acabou o torneio de futebol de salão, acabaram as festas de S. João e S.Pedro , as festas dos Bombeiros e Santa Comba ficou mais pobre.
IDENTIFICAÇÃO:
em pé - Francisco Graça [Chico Caramelo], Jaime Gonçalves, Fernando Marques, Nelson Figueira e Silvério Prata Ferreira "Bisão".
agachados - Antonio José Lemos [Zé Pequeno], Cunha, João Mané "Seringa" e Armando "Seringa".

Foto Vasco Assis. Texto E. Branquinho

Futebol de Salão no facebook