Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rostos Santacombadenses

... dar voz aos filhos de Santa Comba Dão!

Rostos Santacombadenses

... dar voz aos filhos de Santa Comba Dão!

Fernando Gouveia de Morais Branquinho

coronel branquinho.jpg

De seu nome Fernando Gouveia de Morais Branquinho, nascido em Santa Comba Dão, a 6 de Outubro de 1914, era filho de João Morais Branquinho e Glória Gouveia Morais Branquinho.
Foi casado com Maria Manuela A. Silva Salazar Branquinho e pai de João Fernando Salazar Branquinho e António F. Salazar Branquinho, residentes em Lisboa, sendo o último já falecido.
Fernando Gouveia, seguiu a carreira militar do pai, o conhecido Santacombadense, João Morais Branquinho (Tenente Balão), e especializou-se na arma de engenharia militar.
Percorreu diversas unidades do ramo no País, e já no posto de tenente coronel, ruma à Guiné, para tomar posse como comandante da unidade de engenharia (Beng 446), daquela então colónia Portuguesa, na altura governada pelo General Arnaldo Schultz, seguido de António de Spinola.
Possuidor de diversas condecorações, destaca-se a medalha de ouro c/palma, serviços distintos, prestados pelo tenente coronel Branquinho, na Guiné, atribuição feita em 1968.
Militar competente e muito conhecido do Exército Português, pelo seu empenho e dedicação, passou à reserva no posto de Coronel. Faleceu a 6 de Agosto de 1977.

(Foto/Net.Texto E.Branquinho)

Fernando G. M. Branquinho no facebook