Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rostos Santacombadenses

... dar voz aos filhos de Santa Comba Dão!

Rostos Santacombadenses

... dar voz aos filhos de Santa Comba Dão!

Delfim Pais de Matos

delfim pina.jpg

Delfim Pais de Matos, mais conhecido por “Pina”, nasceu a 09/08/1936 e veio a casar com Maria Clarinda Mateus de Paiva, nascida a 18/08/1939. De modo, a proporcionar uma vida melhor à esposa e aos três filhos (António José Matos, Jorge Matos e Francisco Matos) emigrou para a Alemanha, onde esteve cerca de nove anos.
De regresso à terra natal, e com o dinheiro que havia amealhado, acabou de construir a casa, e abriu uma empresa de construção civil, na qual contava com o apoio dos filhos e com o trabalho do pessoal contratado.
Sempre dinâmico e ativo, dedicava ainda parte do seu tempo às atividades e associações da terra, tendo sido Bombeiro Voluntário durante largos anos, bem como membro dirigente da Junta de Freguesia de Santa Comba Dão.
No entanto, era a modalidade do futebol que despertava a sua atenção, desde jogador, passando por árbitro, acabou por integrar a direção do Grupo Desportivo Santacombadense, na qual assumiu durante várias epócas desportivas o cargo de presidente, tendo o seu trabalho contribuído para colocar o GDS nas grandes divisões.
Considerando que a saúde não lhe permitiu continuar a exercer a profissão de construtor civil, ficou ainda com mais tempo para se dedicar ao seu tão querido GDS. Muitas foram as vezes em que abdicou de estar com a família para trabalhar em prol do GDS, não só ao acompanhar os atletas nas competições, mas também na angariação de sócios e patrocínios para o clube.
Por ironia do destino, faleceu a 24/09/2004, data em que o GDS completava mais um ano de existência.
É de salientar que, mesmo após o seu falecimento, todo o trabalho e dedicação que durante décadas teve para com o Grupo Desportivo Santacombadense, continua a ser reconhecido, exemplo disso é a atribuição do prémio “Alto Prestigio / Recordação” na I Gala do Desporto realizada a 06/07/2007, a homenagem realizada a 24/09/2011 pela direcção do GDS à data com a colocação de uma lápide na sua sepultura, bem como a atribuição do seu nome ao torneio de futsal realizado em 2014 pelo GDS.
O “Sr. Pina” já partiu mas deixou saudades a toda a gente e principalmente no mundo do Futebol.

... texto redigido por sua neta, Ângela Matos

Delfim Pais de Matos no facebook