Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rostos Santacombadenses

... dar voz aos filhos de Santa Comba Dão!

Rostos Santacombadenses

... dar voz aos filhos de Santa Comba Dão!

Artur dos Santos Gouveia

artur gouveia - entra.jpg

Artur dos Santos Gouveia, mais conhecido por "Artur Entra". Nasceu a 10 de Agosto de 1923 e é natural da freguesia do Couto do Mosteiro. Casado com Maria dos Anjos de Jesus (já homenageada neste página) de quem teve 6 filhos. Filho de um pai austero que, desde muito cedo, o habituou a trabalhos duros, um deles como "guardador" de rebanhos. Não contente com esta vida, foi trabalhar para Coimbra ao serviço de um doutor. Esteve lá vários anos, mas quis o destino que voltasse à sua terra-natal.
Foi trabalhar para a Câmara Municipal de Santa Comba Dão, onde chefiou homens e trabalhos e onde, sobretudo, fez amizades para a vida. Homem disciplinado e cumpridor das suas obrigações foi convidado pela EDP para ser cobrador de eletricidade. Percorreu, de bicicleta, todas as freguesias do concelho e diz mesmo que foi até ao "cabo do mundo". Não havia ninguém que não conhecesse o "Artur Entra"...mais do que um funcionário da EDP era um rosto amigo que visitava as povoações sempre com a sua alegria e boa disposição.
Nos anos 80, dedicou algum do seu tempo à saudosa Casa do Povo de Santa Comba Dão, onde entretinha miúdos e graúdos. Alguns dos seus netos recordam com saudade os tempos em que o avô Artur os levava para lá, jogar matraquilhos e beber o delicioso Sumo "Buçaco".
Mais tarde, era presença assídua nos bancos de jardim da cidade...dia em que não se visse o "Artur Entra" por lá, desconfiava-se que algo de ruim se tinha passado. Mas ele lá aparecia com a sua bengala e chapéu tão caraterísticos de um "senhor elegante à moda antiga". 
Atualmente com 91 anos, continua uma força da natureza. É o orgulho daqueles que o estimam e o exemplo dos seus netos e bisnetos. Bem-haja "Artur-Entra" e que continue assim, por muitos e bons anos.
Artur dos Santos Gouveia faleceu no dia 7 de Maio de 2015.
Artur Gouveia no facebook