Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rostos Santacombadenses

... dar voz aos filhos de Santa Comba Dão!

Rostos Santacombadenses

... dar voz aos filhos de Santa Comba Dão!

António Rodrigues da Silva Pereira

pereira das finanças.jpg

Nascido a 27 de Março de 1927, em Nine, concelho de Famalicão, distrito de Braga, António Rodrigues da Silva Pereira rumou jovem ainda, para integrar os quadros de pessoal da Repartição de Finanças de Santa Comba Dão, que funcionava no antigo edificio da Câmara Municipal.
Depressa se integrou, na sociedade Santacombadense, dada a sua extrema educação, bem como a ajuda nas solicitações que lhe eram feitas a nivel de serviços. Conhecido por Pereira das Finanças, viria a casar com Maria Aldina Gouveia Pais da Silva Pereira, tendo nascido do enlace, seis filhos: Clemente, Ana, Maria do Sameiro (Samy), José Paulo, João Carlos e Patricia.
Fez parte da Comissão Recenseadora do concelho, e integrou diversas outras organizações. Após o 25 de Abril de 74, concorreu pelo PS, à presidência da Junta de Freguesia de Santa Comba Dão, tendo sido eleito como 1º presidente sufragado democraticamente, lugar que viria a ocupar, com empenhamento, justiça e honestidade.
Adorava conviver com amigos e foi numa dessas tertúlias, em 14 de Fevereiro de 1983 que é vitima de doença súbita fulminante, faz hoje precisamente 32 anos.
Faleceu com 55 anos de idade, no auge de uma vida feliz e ativa, deixando desconsolada uma familia que amava profundamente.
A sua morte e exéquias fúnebres, que coincidiram com o último grande nevão que caiu em Santa Comba Dão , bem como a época carnavalesca que se atravessava, não deixou de ser uma invulgar manifestação de pesar.
Foi mais um Rosto Santacombadense, que não o sendo no papel, tudo fez, desinteressadamente, para de desenvolvimento da terra e para a consolidação da então jovem democracia.
Silva Pereira no facebook