Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rostos Santacombadenses

... dar voz aos filhos de Santa Comba Dão!

Rostos Santacombadenses

... dar voz aos filhos de Santa Comba Dão!

Alfredo e Laurinda

alfredo e laurinda.jpg

Sabe-se que Alfredo Bernardo era natural de Óvoa e que viveu parte da sua adolescência no Brasil. Após o regresso, casou com Laurinda de Oliveira natural das Lameiras e filha de Matias Castanheira e Maria de Oliveira, considerados como os primeiros habitantes daquele lugar da freguesia de Óvoa. O casal Castanheira Oliveira comprou terras no local, construiu um forno de cozer telha e a descendência foi-se estabelecendo à volta fazendo crescer o povoado. Não é assim de admirar que quase todos os autóctones lameirenses possuam Castanheira ou Oliveira nos seus nomes. 
Alfredo e Laurinda, que também operavam no forno, geraram quatro filhos, Zilda, Manuel, Ilídio e António. À procura de melhores condições de vida, Alfredo rumou para o sul do país e tempos depois a mulher Laurinda seguiu-lhe os passos acabando o casal por se fixar no Barreiro, Setúbal. Alfredo foi funcionário da Câmara Municipal naquela localidade e após a aposentadoria o casal regressou às Lameiras, contudo, por problemas de saúde, voltou ao Barreiro. Aqui faleceram.
... a foto e os dados foram-nos enviados por Neide Paula Oliveira Ramos, bisneta do casal retratado e neta de Zilda de Oliveira, que era mãe de Albertina de Oliveira casada com Zeferino Ramos. O casal Albertina e Zeferino reside, também, nas Lameiras.

Alfredo e Laurinda no facebook